foto Ivan Barbosa
A primeira sessão ordinária de 2020 da Câmara Municipal de São Gonçalo ocorreu nesta segunda, 17.
Em seu retorno às atividades parlamentares, o vereador Raimundo Mendes (PMB) apresentou projetos e requerimentos, falou das obras do viaduto do Gancho de Igapó e voltou a demonstrar preocupação com a violência que ocorre no município.
Mendes mencionou um assalto recente ao Hospital Belarmina Monte, onde os criminosos estavam em um cavalo.
“O que falta mais? Não é de se estranhar que os bandidos estouram caixas eletrônicos em frente ao quartel de polícia”, destacou.
O vereador questionou o funcionamento do sistema de vigilância instalado no município.
“Onde estão as câmeras de monitoramento interligadas com o sistema de segurança? Dá tempo colocar explosivo num caixa eletrônico pra explodir! Qualquer movimentação suspeita em bancos era pra disparar um alarme nas delegacias e nas guarnições. Estamos vivendo uma guerra urbana. Não há mais como enfrentar a insegurança como no passado”.
Vale lembrar que o parlamentar já realizou várias audiências públicas para discutir o avanço da criminalidade em São Gonçalo. Mendes também já articulou diversas reuniões com autoridades públicas da região metropolitana para debater o tema.
VIADUTO DO GANCHO – Outra bandeira de luta do parlamentar tem sido o viaduto do gancho de Igapó.
No ano passado, por sinal, Mendes solicitou uma audiência pública que discutiu o início dessas obras.
“O pessoal do DNIT assumiu o compromisso que de outubro para novembro (2019) as obras teriam início. E isso aconteceu. Parece que agora vai. Estou otimista, mesmo sabendo que vamos enfrentar um transtorno de mobilidade no trânsito. Mas é por dias melhores”.
Ainda assim, o vereador disse que é preciso haver uma articulação junto à bancada federal do RN, para cobrar que deputados federais e senadores incluam em suas emendas a construção de passarelas nas avenidas Tomaz Landim e João Medeiros.
“Não tem utilidade fazer apenas o viaduto do Gancho. Sem as passarelas, desafoga num ponto, mas vai ter o gargalo lá na frente”, destacou.
O Parlamentar também cobrou a participação popular na Casa de Leis. “A população precisa interagir com o poder legislativo e analisar o que cada vereador fez e quais os projetos, requerimentos e ações de cada parlamentar”.
TRANSPARÊNCIA – Em seu retorno às atividades legislativas, Mendes apresentou um projeto de coleta seletiva de lixo eletrônico e tecnológico nas zonas rural e urbana de São Gonçalo.