sábado, 12 de janeiro de 2019

"Se a Rússia armar a Venezuela, poderemos aceitar uma base militar dos EUA no país!", Jair Bolsonaro


(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista ao SBT nesta quinta-feira que as relações da "ditadura" da Venezuela com a Rússia são motivo de preocupação e não descartou permitir que os Estados Unidos instalem uma base militar no Brasil "de acordo com o que puder vir acontecer no mundo".
"A Rússia fez uma manobra na Venezuela, nós sabemos qual a intenção do governo de Maduro, ou da ditadura do Maduro, e o Brasil tem que se preocupar com isso. Ao longo dos últimos 20, 25 anos, as nossas Forças Armadas foram abandonadas por uma questão política, porque nós das Forças Armadas somos o último obstáculo para o socialismo", disse o presidente.
"A minha aproximação com os Estados Unidos é uma questão econômica, mas pode ser bélica também. Nós podemos fazer acordo voltado para essa questão. Não queremos ter um superpoder aqui na América do Sul, mas devemos ter, no meu entender, a supremacia", acrescentou.
Indagado sobre a possibilidade de instalação de uma base militar norte-americana em solo brasileiro, Bolsonaro, que é capitão da reserva, não descartou a medida.
"A questão física pode ser até simbólica. Hoje em dia o poderio das Forças Armadas americanas, chinesas, soviéticas alcançam o mundo todo independente de base. Agora, de acordo com o que puder vir acontecer no mundo, quem sabe você tenha que discutir essa questão no futuro"
Na entrevista para a emissora, o presidente disse ainda que tem "pré-acertada" uma visita aos EUA em março para se reunir com o presidente norte-americano Donald Trump. O presidente também confirmou que irá ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, neste mês e, por isso, a cirurgia para reverter a colostomia à qual se submeteu após sofrer uma facada em setembro deverá ocorrer no dia 28 ou 29.
Indagado sobre a movimentação financeira atípica de Fabricio Queiroz, ex-assessor de seu filho senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), Bolsonaro disse que emprestou dinheiro a ele mais de uma vez, por isso houve depósitos de Queiroz na conta da primeira-dama Michelle. Ele afirmou que caberá ao ex-assessor se explicar, embora tenha declarado confiar nele até se prove o contrário.
(Por Eduardo Simões)

domingo, 6 de janeiro de 2019

Parlamento venezuelano rejeita legitimidade de 2º mandato de Maduro

Novo chefe do parlamento tomou posse neste sábado (5) e discursou contra o presidente reeleito. Novo mandato começa na quinta-feira (10).

A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição, declarou neste sábado (5) que o novo mandato de Nicolás Maduro, é ilegítimo.
Vitorioso no pleito de 20 de maio, o novo governo deverá ter início na próxima quinta-feira (10), diante de uma grave crise econômica. De acordo com o parlamento, a partir deste dia a presidência será usurpada. O novo mandato de Maduto é para o período entre 2019 e 2025.
Neste sábado, o Legislativo empossou seu novo presidente, Juan Guaidó, escolhido por unanimadade.
"Reafirmamos a ilegitimidade de Nicolás Maduro (...). A partir de 10 de janeiro, estará usurpando a Presidência e, consequentemente, esta Assembleia Nacional é a única representação legítima do povo", declarou Guiadó.
Maduro, de 56 anos, saiu-se vitorioso nas eleições de maio, boicotadas pela oposição e não reconhecidas pelos Estados Unidos, pela União Europeia e por vários países latino-americanos.
Neste sábado, Juan Guaidó declarou:
"Reafirmamos a ilegitimidade de Nicolás Maduro (...). A partir de 10 de janeiro, estará usurpando a Presidência e, consequentemente, esta Assembleia Nacional é a única representação legítima do povo". Representante do Partido Vontade Popular, Guaidó foi escolhido por unanimidade.
O líder parlamentar também considerou a "cadeia de comando quebrada ou usurpada" nas Forças Armadas a principal força de sustentação de Maduro. Por outro lado, ele pediu apoio aos esforços para "restaurar a democracia" no país, que tem o petróleo como principal fonte de receita.
Diante da ampla bancada da oposição e de representantes do corpo diplomático, Guaidó também se comprometeu a "gerar as condições para um governo de transição e convocar eleições livres". "A presidência não está desocupada, está sendo usurpada (...), estamos na ditadura", afirmou o deputado do Vontade Popular, partido de Leopoldo López, em prisão domiciliar.
A declaração de ilegitimidade surge um dia após o Grupo Lima, apoiado pelos Estados Unidos, ter pedido a Maduro que se abstivesse de assumir o novo mandato e transferisse o poder para o Parlamento enquanto realizava "eleições democráticas".
Depois de a oposição conseguir a maioria das cadeiras na Assembleia Nacional, o governo de Maduro considerou que o órgão desacatou a Justiça e passou a declarar nulos os seus atos. Maduro não presta contas aos deputados desde 2016.

Guaidó na presidência do Parlamento


O parlamento venezuelano já tinha antecipado que Juan Guaidó, um engenheiro de 35 anos, seria indicado, conforme o acordo de governabilidade assinado pela oposição.
O deputado Edgar Zambrano, do Partido Ação Democrática, e Stalin González, do Partido Um Novo Tempo, foram eleitos para as funções de primeiro e segundo vice-presidentes do Legislativo, respectivamente.
A coligação "16 de Julio" adiantou que apoiaria com condições a eleição de Guaidó, mas não as de Zambrano e González pois, são "muito distantes" dos pensamentos das suas formações, embora todas sejam contrárias ao governo de Nicolás Maduro.
A direção do órgão também terá o deputado Edinson Ferrer como secretário e José Luis Cartaya como subsecretário.
A sessão contou com prefeitos e vereadores opositores, representantes sindicais, dirigentes políticos, cerca de 100 deputados e 20 representantes diplomáticos.

Oposição dividida

Embora a deputada Manuela Bolivar tenha declarado neste sábado que a decisão do Parlamento é unânime, setores da oposição estão pressionando para que o órgão vá mais longe.
Dois dos líderes mais radicais, Antonio Ledezma e María Corina Machado, exigem que o Legislativo instale um "governo de transição" para preencher o vácuo que, segundo eles, Maduro deixará. Eles pedem o apoio das Forças Armadas.
Maduro, confrontado a uma forte rejeição popular, mas com influência sobre os demais poderes, diz que não teme a oposição ou países que poderiam romper ou diminuir o nível de relações diplomáticas, e cercá-lo financeiramente.

A reeleição de Maduro


Maduro foi reeleito em disputas antecipadas e convocadas pela Assembleia Constituinte, órgão oficial de poder absoluto que, na prática, substituiu o Legislativo, única entidade controlada pela oposição.
Denunciando uma "fraude" para perpetuar o governante socialista na Venezuela, os principais partidos da oposição boicotaram as eleições que terminaram com vitória de Maduro, embora suas principais figuras já estivessem inabilitadas ou presas.
Apenas um rival de peso, o dissidente chavista Henri Falcón, desafiou Maduro, aprofundando as divisões entre os opositores.

Visitas nos presídios do Ceará estão suspensas neste fim de semana

Familiares temem que os presos de diferentes facções fiquem juntos em uma mesma unidade prisional após as declarações do titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)

(Foto: Aurélio Alves/ O POVO)

As visitas aos detentos da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1) e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL 3), no Complexo Penitenciário de Itaitinga, foram suspensas neste fim de semana. 

Familiares se mobilizavam na entrada do complexo durante a manhã deste sábado, 5. Segundo um grupo de mulheres, não será feito nenhum tipo de mobilização ou interdição na BR- 116. Elas cobram explicações para a suspensão das visitas nas referidas unidades.
 
Na quinta-feira, 3, foi registrado um princípio de rebelião na CPPL 3. O clima dos familiares é de medo. Eles temem que os presos de diferentes facções fiquem juntos em uma mesma unidade prisional após as declarações do titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Luís Mauro Albuquerque, que disse não reconhecer facções no Estado.
 
Uma das razões para a suspensão seria o onda de ataques que vem sendo registrada em todo o Ceará desde a última quinta. Segundo a linha de investigação, a ordem para os ataques a ônibus, carros, viaduto e prédios públicos e privados teria partido de dentro dos presídios.
 
Redação O POVO Online 

Cidades ficam sem sinal de celular após criminosos explodirem equipamento de operadora

O equipamento, que fica aos pés da antena, foi destruído na explosão (Foto: Whatsapp O POVO)

Doze cidades da região de Limoeiro do Norte estão sem sinal da operadora de telefonia Tim depois que equipamento transmissor foi atacado, na madrugada deste domingo, 6. Segundo informações da Polícia Militar da Cidade, o equipamento foi alvo de "artefato explosivo". Limoeiro fica a 202 quilômetros de Fortaleza.

O equipamento, chamado concentrador, fica na base da antena transmissora de sinal.
Conforme a Polícia Militar, o ataque só foi identificado na manhã deste domingo, quando funcionário de empresa terceirizada prestadora de serviço para a operadora foi ao local da antena verificar porque a Cidade estava sem sinal de telefonia. A antena fica em estrada no sentido da Chapada do Apodi.
Ainda segundo a PM, nenhum responsável pelo ataque foi identificado ou preso até esta tarde.
O POVO Online conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Tim no Nordeste, que, em nota, informou que os trabalhos de reparo já foram iniciados.
Segunda a operadora, o local atacado é "uma importante estação de telecomunicações da companhia". Servços de voz e dados nas 12 cidades cearenses estão afetados.
"A operadora lamenta o ocorrido e informa que equipes técnicas já atuam em conjunto para o restabelecimento dos serviços o mais breve possível", diz a Tim.
Redação O POVO Online

Após troca de tiros com PM, dois são mortos no CE; 110 já foram presos

Caso aconteceu após os suspeitos tentarem atear fogo em um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Dois suspeitos de ataques criminosos no Ceará, ainda não identificados, foram mortos durante troca de tiros com a Polícia Militar na madrugada deste domingo, 6. No combate, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza, um policial foi atingido na mão.
O caso aconteceu após os suspeitos tentarem atear fogo em um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Coletes balísticos, um revólver calibre 38, munições deflagradas, coquetéis molotov, galões de combustíveis e um veículo também foram apreendidos pela PM. Na última quinta-feira, 3, um suspeito também foi morto após atirar contra uma equipe policial que estava atendendo a uma ocorrência de dano a um fotossensor na CE-010.
Além disso, mais sete pessoas foram presas de sábado, 5, para este domingo, 6, por envolvimento nas ações criminosas no Ceará desde a última quarta-feira, 2. Com as novas capturas, 110 pessoas, ao todo, estão detidas – destes, 34 são adolescentes. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS).
Um preso em flagrante por venda irregular de combustível a grupos criminosos também foi detido. Um caminhão foi apreendido e o homem foi direcionado para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). “De acordo com as apurações, o suspeito vendia cada galão de gasolina a R$ 70”, afirmou a pasta
Mais de 100 ataques criminosos ocorreram no Estado cearense desde a última quarta-feira, 2. Mais de 20 municípios foram palco dos crimes. Ônibus, agências bancárias, delegacias, equipamentos públicos, veículos particulares, postos de combustíveis e supermercados foram atingidos.
Mais de 300 profissionais de segurança pública e 30 veículos, enviados pela Força Nacional de Segurança, estão reforçando a patrulha policial desde a noite de sábado. Cerca de 80 agentes penitenciários também foram enviados ao Ceará pelos governos de outros Estados do Nordeste para fortalecer o sistema prisional.
Segundo investigações, a origem dos ataques criminosos estaria ligada ao discurso do titular da recém-criada Administração Penitenciária, Luis Mauro Albuquerque. O secretário afirmou não reconhecer o poder das facções rivais em unidades prisionais distintas. Até o fim de 2018, membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) estavam na Casa de Privação Provisória de Liberdade 3 (CPPL 3), na Região Metropolitana de Fortaleza. Integrantes da Guardiães do Estado (GDE), aliados do PCC no Ceará, eram levados à CPPL 2. Já criminosos ligados ao Comando Vermelho, nas CPPLs 1 e 4. Presos sem ligação com quaisquer facções também estão espalhados pelas unidades.
Na capital cearense, 136 ônibus de 109 linhas (menos de 10% da frota total) circulam com policiais militares. Outros 21 veículos têm agentes de segurança na Região Metropolitana. A iniciativa foi articulada com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do ceará (Sndiônibus).

Carnaval 2019: veja datas

Terça-feira de carnaval será no dia 5 de março. Confira os dias da festa e programe-se.


O carnaval em 2019 vai ocorrer no dia 5 de março. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão nos dias 1 e 2 de março. No Rio de Janeiro, as escolas vão entrar na Sapucaí nos dias 3 e 4 de março.
A apuração e o resultado com a campeã do carnaval paulista sai no dia 5 e a do carnaval carioca no dia 6.
  • O que esperar da folia deste ano

Veja datas

1/3 - Sexta-feira
2/3 - Sábado
3/3 - Domingo
4/3 - Segunda-feira
5/3 - Terça-feira de carnaval
6/3 - Quarta-feira de Cinzas

Desfile das escolas de samba de SP

1/3 - Sexta-feira: Desfile do grupo especial
2/3 - Sábado: Desfile do grupo especial
3/3 - Domingo: Desfile do grupo de acesso
5/3 - Terça-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba
8/3 - Sexta-feira: Desfile das escolas campeãs do carnaval de SP


Desfile das escolas de samba do Rio

1/3 - Sexta-feira: Desfile da série A
2/3 - Sábado: Desfile da série A
3/3 - Domingo: Desfile do grupo especial
4/3 - Segunda-feira: Desfile do grupo especial
5/3 - Quarta-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba
9/3 - Sábado: Desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio

Fatima de Bil e empossada como vereadora

  Na manhã desta quarta-feira (10/09) foi empossada como vereadora por São Gonçalo do Amarante, a senhora Maria de Fátima do Nascimento (MDB...